sábado, 21 de novembro de 2009

História da Apae de Anápolis

História da Apae de Anápolis

A APAE de Anápolis foi o primeiro estabelecimento de atendimento especial da cidade. Atendendo à necessidade da comunidade, o Rotary anapolino tomou a iniciativa de criar a instituição. Nasceria, em 6 de setembro de 1969 a entidade que hoje é referência em Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) no Estado de Goiás e que é constituída de três unidades em pleno funcionamento em prol da comunidade: Escola Maria Montessori, Ambulatório Multidisciplinar Especializado e Laboratório da APAE de Anápolis.

Sua primeira diretoria foi composta por nomes de rotaryanos, maçônicos e de movimentos religiosos como Munir Calixto, Henrique Fanstone, Idilberto Gomes, Antônio Caputo, Felipe Mattar, Paulo Gontijo, Wilton Sarmento, Luis de Lima, Ary Jacomossi, Mauá Cavalcante, Jamil Antônio, Aquiles de Pina Jr. e Padre Catão, entre outros grandes nomes da sociedade anapolina.

De início, conseguir recursos para o surgimento da Escola Especializada foi uma tarefa muito árdua, assumida pela diretoria e pela população em geral, principalmente por quem precisava do apoio da entidade.

Finalmente, em março de 1970, a escola começou a funcionar em três salas cedidas pela Igreja Presbiteriana de Anápolis, ainda com professores leigos.

Em junho do mesmo ano a Escola Maria Montessori (nome escolhido por uma comissão de diretores) já contava com 8 professoras e 43 alunos, motivo pelo qual foi preciso mudar para melhores acomodações. Sensibilizado, Dr. Henrique Fanstone cedeu um terreno na Rua Manoel D'Abadia, no centro da cidade. Em agosto a escola já contava com 10 salas semi-adaptadas, vários salões e play-grounds, 14 professoras, diretora e 2 secretárias.

Em novembro de 1971, a Apae de Anápolis deu início à construção de sua sede própria. Inaugurada em março de 1972, abrigou a escola por 26 anos.

Em agosto de 1994 a APAE criou o LABORATÓRIO DA APAE DE ANÁPOLIS, com a finalidade de prevenir a deficiência mental no Estado de Goiás através da realização do Teste do Pezinho. Em 19 de novembro do mesmo ano o Laboratório foi oficialmente inaugurado.

Em 1998 a Escola Maria Montessori já usufruia das novas e modernas instalações, localizada no Setor Bouganville, nesta cidade. O antigo prédio da escola, após uma completa reforma e adaptação, passou a abrigar definitivamente o LABORATÓRIO DA APAE.

Em 2000 foi inaugurada oficialmente a Escola Maria Montessori em suas novas instalações, ofertando Educação Básica nos níveis de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental., em forma interativa com as modalidades de Educação de Jovens e Adultos através das Salas Interativas e de Educação Profissional.

O AMBULATÓRIO MULTIDISCIPLINAR ESPECIALIZADO – AME – foi criado em junho de 2002. Funcionado anexo à escola, o AME é o serviço policlínico responsável pelo atendimento aos alunos da Escola Maria Montessori e àqueles detectados pelo Programa Estadual de Triagem Neonatal através do Teste do Pezinho. Oferecendo todos os serviços especializados necessários e contando com profissionais devidamente capacitados, o AME busca a diminuição das morbidades relacionadas às patologias congênitas, com redução das seqüelas, oferecendo um tratamento contínuo que atenda às necessidades de sua clientela.

Como essa demanda superou as expectativas, a construção de um novo ambulatório já está em andamento, em um terreno cedido pela Prefeitura da cidade, ao lado da Escola Maria Montessori.

São mais de 400 alunos atendidos pela Escola e mais de 3.000 procedimentos ambulatoriais ao mês. O Laboratório oferece, além dos exames de Triagem Neonatal (gratuitos), diversos exames laboratoriais através de vários convênios e também realiza exames de DNA para investigação de paternidade.

Vários projetos são desenvolvidos hoje na Apae de Anápolis, em prol dos alunos, pais e comunidade em geral. Todos visando uma melhor qualidade de vida para sua clientela.

http://www.ahistoriadeanapolis.com.br

Um comentário:

  1. Gostei bastante da história da APAE em Anápolis, entretanto, o que quero saber se alguém puder me dizer é sobre o paradeiro do Padre Catão e do diácono Louviral que nos anos 70 pastoreavam a Igreja Bom Jesus em Anápolis. Se puderem me falar deles e só escrever ao endereço eletrônico limacflima@hotmail.com que ficarei imensamente grata. Creusa Lima

    ResponderExcluir